Com um estrondo o Planeta zumbiu por nove dias consecutivos e você nem ligou. Saiba porque isso aconteceu
Em setembro do ano passado (2023) um estrondo incomum ecoou nas profundezas sacudindo a Terra e a Terra vibrou - como um sinal sísmico quase um resmungo - por 9 dias consecutivos. Você sabia o motivo disso?
Os cientistas também não.
Esse estranho sinal sísmico não era um padrão típico de terremoto e continuou a ecoar por vários dias seguidos. Isso intrigou os cientistas de todo o mundo.
À medida que continuava lá pelo terceiro dia consecutivo, a confusão se espalhou e com ela as teorias surgiram dentro da comunidade científica sobre o misterioso resmungo - era um vulcão oculto ou um mau funcionamento nos instrumentos?
Como as teorias foram descartadas, os cientistas apelidaram o sinal de “Objeto Sísmico Não Identificado” ou USO.
“Ninguém nunca tinha visto isso. Não temos nada para compará-lo”, disse #KristianSvennevig, um geólogo do Serviço Geológico da #Dinamarca e da #Groenlândia ao The Washington Post.
No nono dia as vibrações diminuíram significativamente, mas o enigma em torno da USO persistiu.
Um ano se passou, e foi preciso cerca de 70 especialistas de 15 países e mais de 8.000 mensagens para resolver o caso.
O estudo publicado na revista #ScienceonThursday finalmente resolveu o mistério.
Qual o motivo da Terra ter “vibrado” por nove dias? Conclusão dos cientistas:
Em 16 de setembro 2023, um derretimento da geleira na Groenlândia desencadeou uma cadeia de eventos que não se via há pelo menos dois séculos.
Começou com o colapso de uma laje de rocha metamórfica de mais de 160 metros de espessura, com cerca de 1,2 quilômetros de altura, desencadeando um enorme deslizamento de terra que nenhum olho humano testemunhou.
A rocha e o gelo, equivalia a encher 10.000 piscinas olímpicas,
Despencaram a uma velocidade de 47 metros por segundo, escorrendo por mais de 1,5 quilômetros.
Onde foi parar todo esse gelo e rochas?
Veja nas fotos:
Antes |
Depois da avalanche |
Esta avalanche atingiu o Fjord de Dickson, na Groenlândia, criando um colossal “mega-tsunami” de 200 metros de altura, um dos maiores registrados na história recente.
Embora a onda tenha reduzido rapidamente para sete metros em minutos, o constante toque de água para frente e para trás no estreito fiorde criou ondas sísmicas que ondularam pelo planeta por nove dias, de acordo com pesquisadores.
Esse fenômeno, conhecido como “seiche”, descreve o movimento rítmico da água em um espaço fechado, semelhante a como a água espirra em uma banheira ou copo.
Embora os seiches sejam familiares aos cientistas, a ideia de que eles poderiam durar tanto tempo era inédito.
O que é Seiche?
- O seiche é uma onda de energia, tipo uma ressonância, daí quando a avalanche ocorreu ele surgiu como uma única vibração lenta, como um zumbido monótono.
Assim quando a onda atingiu o pico, a cada 92 segundos foi detectada por sismômetros em todo o mundo, do Ártico à Antártida, durante nove dias seguidos.
Foi exatamente essa ressonância prolongada que gerou a energia sísmica sentida nas profundezas da crosta terrestre, descobriram os cientistas.
Adiante, as ondas de tsunami atingiram a Ilha Ella, causando prejuízos de US $ 200 mil, quando danificou uma estação de pesquisa desocupada que tinha 200 anos, “varrendo” tudo para o mar.
Construções da Ilha Ella |
Foi extraordinário porque é o primeiro deslizamento de terra gigante e tsunami já registrado na Groenlândia.
Felizmente, não havia navios turísticos na área, já que o Dickson Fjord é um destino comum para navios de cruzeiro.
Se algum estivesse presente, “as consequências teriam sido devastadoras”, escreveram os autores do estudo.
Qual a causa desse deslizamento de gelo e rochas?
“A causa raiz disso está nas mudanças climáticas”, disse Alice Gabriel, coautora do estudo e sismologista da #ScrippsInstitution of #Oceanography, em uma entrevista ao #TheWashingtonPost.
Cientistas dizem que a medida que o Ártico continua a aquecer 4 vezes mais rápido, novas áreas do Ártico estão agora “entrando online” para esses tipos de eventos orientados pelo clima.
Deslizamentos de terra como este podem se tornar mais frequentes e potencialmente mortais.
Qual a lição que tiramos desse evento?
Uma simples verberação de som (eco), necessitou de 70 especialistas reunidos e um ano inteiro para explicar o fenômeno.
- O estrondo causado pelo deslizamento de rocha e gelo registrou as ondas sísmicas de energia que perduraram simultaneamente no mesmo horário por dias, ou seja, criou um eco.
Levando em conta que todas as formas da matéria (sólido, líquido e gasoso)
- dilatam com o calor e
- contraem com a diminuição da temperatura,
O eco na Groenlândia (Polo Norte) registrado por 9 dias prova que a região é um dos poucos lugares do Planeta que ainda não sofreu a “dilatação térmica”, isso causou a retenção do som a cada rotação completa da Terra. Confira nas imagens:
O que não ocorre onde existe muito concreto e alterações físicas produzidos por mãos humanas. Nelas o som tende a subir e desaparecer na atmosfera terrestre. Avalie essa dilatação a longo prazo.
A filosofia fatalista do antigo livro de Eclesiastes, explicando o movimento do vento (com isso o eco) pela terra, “O vento vai para o sul, e faz o seu giro para o norte; continuamente vai girando o vento, e volta fazendo os seus circuitos.” (Eclesiastes 1:6)
Tais fatos sobre meteorologia só foram provados cientificamente em tempos recentes.
Assim, “Antes que se escureça o sol, a lua e as estrelas do esplendor da tua vida (Ó Planeta Terra), e tornem a vir as nuvens depois do aguaceiro, no dia em que tremerem os guardas da Casa… tudo é vaidade” (Eclesiastes 12).
ElonMusk |
Enquanto isso acontece um dos homens mais ricos do Planeta o chefe da Space X, Elon Musk, vem desenvolvendo planos há vários anos para viajar para o planeta Marte e viver lá a longo prazo.
“Marte: primeiras naves em dois anos e voos tripulados em quatro anos... o calendário de Elon Musk
Entre os projetos malucos do bilionário, o de enviar voos tripulados para Marte e até mesmo construir uma cidade para viver lá a longo prazo.”, diz o site Futurs,do Le Parisien. Se desejar saber mais acesse:
Musk poderia usar seus recursos é para salvar o único lar dos humanos. Isso sim seria inteligente da parte dele.
Lembre-se: tudo é vaidade para os humanos, pois “a roda junto ao poço continua a se desfazer”… Muitos sabem o que isso significa.
Imagens disponíveis e retiradas do Google
Sites e links de pesquisas e compilação de textos
https://www.firstpost.com/explainers/why-did-the-earth-vibrate-for-9-days-in-2023-13814891.html
https://www.swoop-arctic.com/cruises/greenland/ella-island
Pois é, Vera Lúcia, sabendo-me um cidadão muito "terra a terra" sem um mínimo de resquício de estudioso da ciência, evidente, não tomei conhecimento deste fenômeno do racha/deslocamento do imenso bloco de pedra e gelo na Groelândia, nem do que fosse Seiche ou da ressonância global então ocorrida há um ano atrás.
ResponderExcluirMas, concordo contigo: vamos dar preferência a salvar o nosso planeta antes que seja tarde... Viajar e estabelecer-se em outro planeta, ora, dê um tempo...
Sem dúvidas a sua opinião é de grande valor, além de muito apreciada
Excluir