Todo político necessita ter uma bússola interna, o cenário das eleições norte-americanas prova isso. Donald Trump azedou sua campanha eleitoral, saiba o motivo
- São animais microscópicos que podem sobreviver ao vácuo do espaço e às temperaturas próximas do zero absoluto.
Para determinar como eles se protegem, os pesquisadores expuseram os tardigrados a condições indutoras de estresse e produtoras de radicais livres, como altos níveis de sal, açúcar e peróxido de hidrogênio. A resposta desses seres microscópicos foi de se enrolaram em um estado temporário e protetor de dormência chamado tun.
Assim quando eles entram no estado de tun, eles desligam temporariamente seu metabolismo.
Os seres humanos podem fazer isso em um estado de coma absoluto e também,
- Lembra as criaturas míticas conhecidas como vampiros? As personagens frequentes em histórias de horror e têm sido retomados em diferentes versões ao longo dos anos?
Pois é, segundo a lenda, eles sobrevivem anos em estado de completa paralisação do metabolismo (sono em coma) e alimentam-se do sangue de pessoas vivas. Nenhuma novidade até aqui. Voltamos aos tardigrados que inspiram a lenda, outras táticas de sobrevivência deles:
A exposição à desidratação ou radiação pode danificar o DNA.
Os tardígrados produzem uma proteína chamada Dsup, que se liga à cromatina do DNA e protege o DNA do ataque de radicais, ajudando os animais a sobreviver nos ambientes mais extremos.
- Quando o Dsup é inserido artificialmente em células humanas no laboratório, torna essas células mais resistentes à radiação x. Que legal! Eita! E o que pode acontecer com o corpo humano a longo prazo? Provável já existirem testes sobre isso. Com a ciência não se “brinca”, se “explica”.
O que os especialistas dizem sobre isso?:
"Eles são mestres em se proteger", diz Derrick Kolling, químico da Universidade Marshall
Agora leve esses fatos até o mundo da política. Tenha em mente que a política nada tem a ver com mérito.
- Todo político precisa ter a sua própria bússola 🧭 interna.
Um político NÃO deve ser feito da “massa”, (sem bússola, tipo “opinião geral”), afinal para se eleger o político precisa provar que se importa com todos. Exatamente por isso é importante não deixar o “barulho da opinião dos outros” abafar sua bússola interna.
No exercício do cargo - menospreze a esfera do poder seja federal, estadual ou municipal - um político precisa de uma base a moldar sua imagem e atuação política. Sem isso o político entra em um estado de dormência - que tal chamarmos de “tun”? - capaz de catapultar sua eleição ou reeleição.
Essa bússola vai refletir a sua liderança na sua base eleitoral. Pois de outra forma, insisto, o político se “perde”(tun).
As ações de um político devem ser acessíveis e propositadamente categorizada para seu nicho de eleitores como ação de sobrevivência semelhantes aos tardigrados.
Agora pegue todo esse quadro, e exponha no atual cenário político da reeleição norte-americana:
O candidato do partido Republicano, Donald Trump é provável estar sentindo raiva de si mesmo já que sua atitude precipitada e desmedida no ataque inicial ao seu principal adversário - Joe Biden - azedou sua companha. Avalie o arrependimento de Trump, de ter agido sem uma bússola interna.
- Afinal Trump tinha mais chance de vitória contra Biden do que contra a sua atual adversária Kamala Harris do partido Democratas.
Sua autoconfiança inicialmente desmedida pressionou o bloco adversário a alavancar maior adesão dos apoiadores.
Trump provou que sem bússola um político não sobrevive, uma vez que se comportou, logo no primeiro round como uma “pessoa que se afoga”, enquanto poderia ter demonstrado para com Joe Biden, mais amenidades. No entanto com essa ausência de norte (bússola) Trump foi capaz de derrubar quem o estava ajudando.
É provável que Trump azedou sua eleição, que tal tun? Risos
Enquanto isso os democratas produziram a proteína chamada Dsup, turbinando a eleição da sua candidata na liderança.
Imagens disponíveis e retiradas do Google
Sites e links de pesquisas e compilação de textos:
https://time.com/7014304/kamala-harris-dnc-speech-trump-splitscreen-commentary-response-factchecks/
Comentários
Postar um comentário
Obrigada por comentar no meu blog