A cana-de-açúcar é o novo ouro 🏆 do Brasil e a causa é um método inovador criado por químicos do Brasil

Cana-de-açúcar matéria-prima para açúcares e melaços 

A exportação de açúcares e melaços, em dois anos saiu do 10° para o lugar no ranking dos 10 produtos mais exportados pelo Brasil, e a causa foi um método inovador criado  por químicos brasileiros. Quer conhecer os bastidores dessa história? Vamos lá

Sabe os tipos de açúcar que existem?  Aqui estão alguns: açúcar cristal, açúcar refinado, açúcar de confeiteiro, açúcar mascavo, açúcar light, açúcar orgânico, açúcar de coco, xarope de açúcar invertido, e xarope simples ou açúcar líquido sacarose.

No último triênio o Brasil despontou entre os maiores produtores globais de açúcar do mundo

Em 2023 o Brasil liderou as exportações mundiais de soja, açúcar, café, suco de laranja, carne bovina, carne de frango, tabaco e celulose (commodities)


Nos dias atuais o complexo sucroenergético, (açúcar e etanol) ocupa papel de destaque na pauta de exportação do Brasil: 


Em 2023 com participação nacional de 9,9% (US$9,9 bilhões), atingiu o quarto setor mais representativo do país no ranking dos 10 produtos mais exportados pelo Brasil, até 2020 ocupava o 10° lugar. 


Por que isso aconteceu? 

Primeiro porque o Brasil se destaca por ter o clima ideal para o desenvolvimento da cana com a combinação de fatores favoráveis para ser o maior produtor de açúcar do mundo. 


O Brasil exporta principalmente açúcar bruto e o açúcar bruto VHP, que é a matéria-prima mais popular no mundo.


Cerca de 65% da produção de açúcar do Brasil é composta por VHPs brutos, sendo o restante uma combinação de açúcar cristal e refinado, consumido principalmente no mercado interno, e o restante, exportado.


O que é VHP? 

O açúcar VHP significa Very High Polarization é o açúcar bruto, menos úmido e ainda com a camada de mel que cobre o cristal do açúcar, por isso sua cor assemelha-se a do mel. 



O açúcar VHP é usado como matéria-prima para o açúcar refinado que é conhecido e comercializado em supermercados em todo o mundo.


Como conseguimos atingir esse potencial de produção de açúcares e melaços já que a Cana-de-açúcar é nativas das regiões tropicais do sul da Ásia e da Melanésia 


Veja bem a planta é responsável por 80% do açúcar produzido; a maior parte do restante é feito a partir da beterraba tipo o açúcar produzido pela Rússia que é outro grande exportador global. 


Cristóvão Colombo foi o primeiro a trazer a cana para o Caribe; inicialmente para a ilha do Haiti e República Dominicana, de lá nos tempos coloniais, o açúcar na forma de melaço era enviado do Caribe para a Europa ou Nova Inglaterra


Nos dias atuais a cana de açúcar representa a maior colheita do mundo em quantidade de produção. Aqui reside o potencial brasileiro: 


Na safra de 2020/21 o Brasil foi o maior produtor mundial de cana-de-açúcar e foi responsável pela produção de 654,5 milhões de toneladas destinados à produção de 


👉🏻 41,2 milhões de toneladas de açúcar e 

👉🏻 29,7 bilhões de litros de etanol


O Estado de São Paulo, lidera a produção no país, respondendo por 54,1% da quantidade produzida na safra 2020/21. 


 produção de São Paulo foi também a responsável pela produção de 


👉🏻 48,4% de etanol (14,3 bilhões de litros) e 

👉🏻 63,2% do açúcar (26,0 milhões de toneladas


Do total exportado, 65% foi comercializado para China, Argélia, Bangladesh, Índia, Indonésia, Nigéria, Marrocos, Malásia, Arábia Saudita e Iraque, foram nossos maiores compradores. 


Como aconteceu esse incremento global de compradores do nosso açúcar? 


Por causa do preço mais baixo dos nossos produtos em razão de uma nova tecnologia para clarear o açúcar cristal, que substitui o uso do

 

👉🏻 enxofre – elemento químico que em determinados processos gera substâncias tóxicas, cancerígenas, corrosivas e poluentes – 


👉🏻 pelo bicarbonato de cálcio, que precisa ser sintetizado por não se encontrar na natureza. 


A tecnologia ainda está em fase de testes para ser implementada em quatro unidades produtoras de açúcar e de álcool de um grupo empresarial brasileiro. 

 Com investimentos inicial de cerca de R$ 600 mil na instalação da  primeira unidade de produção de bicarbonato de cálcio a usina inicial a receber o investimento fica em Natal, no Rio Grande do Norte. 


Um grupo produtor de açúcar na Europa também demonstrou interesse no projeto, desenvolvido em Pernambuco.


De acordo com o químico industrial Frederico Dantas, o inventor do método, a clarificação do caldo da cana para produção de açúcar branco por meio da bicarbonatação tem várias vantagens, em comparação com a tecnologia tradicional da sulfitação, 


Os principais benefícios à saúde humana e ao meio ambiente, além de resultar em maior produção e menos custos operacionais para as usinas. 


O inventor do método, rebate "Elas não precisarão substituir as tubulações, por motivo de corrosão, nas entressafras". 


O processo já foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).


 O pernambucano Renato Cunha, presidente da Novabio (Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia) e do Sindicato da Indústria do Açúcar no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar-PE)


O presidente do Sindicato da Indústria do Álcool e do Açúcar de Pernambuco, Renato Cunha, disse que o setor, responsável pela industrialização e comercialização de 1,4 milhão de toneladas de açúcar por ano, vê com satisfação as descobertas de novas tecnologias de melhoramento da produção.


Torcendo pelo doce e rentável futuro das nossas exportações de açúcares e melaços no cenário global, adoçando o bolso dos investidores, e com isso vem o incremento na arrecadação nacional. 








Imagens disponíveis e retiradas do Google 

Sites e links de pesquisas e compilação de textos 

https://atvos.com/produtos/acucar-vhp/


https://blog.indumak.com.br/producao-de-acucar-no-brasil-conheca-como-ela-e-feita/


https://www.fao.org/faostat/en/#rankings/countries_by_commodity


https://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/exportacao-e-comercio-exterior/


https://www.fao.org/faostat/en/#rankings/countries_by_commodity


http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2005-11-01/tecnologia-para-clareamento-de-acucar-sem-uso-de-enxofre-entra-em-fase-de-testes



https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/politica/2022/12/renato-cunha-do-sindacucar-pe-e-anunciado-na-equipe-de-transicao-de.html


https://br.cofcointernational.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Existe vida após a morte? A banalidade da vida cotidiana nos empurra a resposta: Sim? Não?

As novas regras da LDO e os vetos do governo Lula até ao atual cenário político do Brasil. Como tudo isso afeta seu bolso?

Pobres não são nobres! Será que não? A luta de classes no atual Congresso Nacional