A cana-de-açúcar é o novo ouro 🏆 do Brasil e a causa é um método inovador criado por químicos do Brasil
Sabe os tipos de açúcar que existem? Aqui estão alguns: açúcar cristal, açúcar refinado, açúcar de confeiteiro, açúcar mascavo, açúcar light, açúcar orgânico, açúcar de coco, xarope de açúcar invertido, e xarope simples ou açúcar líquido sacarose.
No último triênio o Brasil despontou entre os maiores produtores globais de açúcar do mundo
Em 2023 o Brasil liderou as exportações mundiais de soja, açúcar, café, suco de laranja, carne bovina, carne de frango, tabaco e celulose (commodities)
Nos dias atuais o complexo sucroenergético, (açúcar e etanol) ocupa papel de destaque na pauta de exportação do Brasil:
Em 2023 com participação nacional de 9,9% (US$9,9 bilhões), atingiu o quarto setor mais representativo do país no ranking dos 10 produtos mais exportados pelo Brasil, até 2020 ocupava o 10° lugar.
Por que isso aconteceu?
Primeiro porque o Brasil se destaca por ter o clima ideal para o desenvolvimento da cana com a combinação de fatores favoráveis para ser o maior produtor de açúcar do mundo.
O Brasil exporta principalmente açúcar bruto e o açúcar bruto VHP, que é a matéria-prima mais popular no mundo.
Cerca de 65% da produção de açúcar do Brasil é composta por VHPs brutos, sendo o restante uma combinação de açúcar cristal e refinado, consumido principalmente no mercado interno, e o restante, exportado.
O que é VHP?
O açúcar VHP significa Very High Polarization é o açúcar bruto, menos úmido e ainda com a camada de mel que cobre o cristal do açúcar, por isso sua cor assemelha-se a do mel.
O açúcar VHP é usado como matéria-prima para o açúcar refinado que é conhecido e comercializado em supermercados em todo o mundo.
Como conseguimos atingir esse potencial de produção de açúcares e melaços já que a Cana-de-açúcar é nativas das regiões tropicais do sul da Ásia e da Melanésia ?
Veja bem a planta é responsável por 80% do açúcar produzido; a maior parte do restante é feito a partir da beterraba tipo o açúcar produzido pela Rússia que é outro grande exportador global.
Cristóvão Colombo foi o primeiro a trazer a cana para o Caribe; inicialmente para a ilha do Haiti e República Dominicana, de lá nos tempos coloniais, o açúcar na forma de melaço era enviado do Caribe para a Europa ou Nova Inglaterra.
Nos dias atuais a cana de açúcar representa a maior colheita do mundo em quantidade de produção. Aqui reside o potencial brasileiro:
Na safra de 2020/21 o Brasil foi o maior produtor mundial de cana-de-açúcar e foi responsável pela produção de 654,5 milhões de toneladas destinados à produção de
👉🏻 41,2 milhões de toneladas de açúcar e
👉🏻 29,7 bilhões de litros de etanol
O Estado de São Paulo, lidera a produção no país, respondendo por 54,1% da quantidade produzida na safra 2020/21.
A produção de São Paulo foi também a responsável pela produção de
👉🏻 48,4% de etanol (14,3 bilhões de litros) e
👉🏻 63,2% do açúcar (26,0 milhões de toneladas
Do total exportado, 65% foi comercializado para China, Argélia, Bangladesh, Índia, Indonésia, Nigéria, Marrocos, Malásia, Arábia Saudita e Iraque, foram nossos maiores compradores.
Por causa do preço mais baixo dos nossos produtos em razão de uma nova tecnologia para clarear o açúcar cristal, que substitui o uso do
👉🏻 enxofre – elemento químico que em determinados processos gera substâncias tóxicas, cancerígenas, corrosivas e poluentes –
👉🏻 pelo bicarbonato de cálcio, que precisa ser sintetizado por não se encontrar na natureza.
A tecnologia ainda está em fase de testes para ser implementada em quatro unidades produtoras de açúcar e de álcool de um grupo empresarial brasileiro.
Com investimentos inicial de cerca de R$ 600 mil na instalação da primeira unidade de produção de bicarbonato de cálcio a usina inicial a receber o investimento fica em Natal, no Rio Grande do Norte.
Um grupo produtor de açúcar na Europa também demonstrou interesse no projeto, desenvolvido em Pernambuco.
De acordo com o químico industrial Frederico Dantas, o inventor do método, a clarificação do caldo da cana para produção de açúcar branco por meio da bicarbonatação tem várias vantagens, em comparação com a tecnologia tradicional da sulfitação,
Os principais benefícios à saúde humana e ao meio ambiente, além de resultar em maior produção e menos custos operacionais para as usinas.
O inventor do método, rebate "Elas não precisarão substituir as tubulações, por motivo de corrosão, nas entressafras".
O processo já foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).
O pernambucano Renato Cunha, presidente da Novabio (Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia) e do Sindicato da Indústria do Açúcar no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar-PE)
O presidente do Sindicato da Indústria do Álcool e do Açúcar de Pernambuco, Renato Cunha, disse que o setor, responsável pela industrialização e comercialização de 1,4 milhão de toneladas de açúcar por ano, vê com satisfação as descobertas de novas tecnologias de melhoramento da produção.
Torcendo pelo doce e rentável futuro das nossas exportações de açúcares e melaços no cenário global, adoçando o bolso dos investidores, e com isso vem o incremento na arrecadação nacional.
Imagens disponíveis e retiradas do Google
Sites e links de pesquisas e compilação de textos
https://atvos.com/produtos/acucar-vhp/
https://blog.indumak.com.br/producao-de-acucar-no-brasil-conheca-como-ela-e-feita/
https://www.fao.org/faostat/en/#rankings/countries_by_commodity
https://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/exportacao-e-comercio-exterior/
https://www.fao.org/faostat/en/#rankings/countries_by_commodity
Comentários
Postar um comentário
Obrigada por comentar no meu blog