Pacote ambiental de subsídios americanos quer trapacear os investimentos verdes recém lançados pelo Brasil. Vamos permitir?
Zelensky assiste o discurso de Lula na ONU próximo a ministros brasileiros |
Recente publiquei aqui no blog um texto sobre o valor que a Amazônia tem para o Brasil |
“ Relatório divulgado pelo Banco Mundial elaborado pelo economista #MarekHanusch em maio (15) de 2023, avaliou que a Floresta Amazônica em pé vale Us$ 317 bilhões anuais para o Brasil, ou quase R$ 1 trilhão e meio de reais. Quem quiser conferir aqui o link
O Brasil é o dono das duas maiores florestas tropicais do mundo: a Amazônia e a Mata Atlântica
Também é o dono dos dois maiores aquíferos do mundo: o Guarani e o Alter do Chão
Sabia que o Brasil também é o dono da maior e da quarta (ranking global) maiores bacias hidrográficas do Planeta?
A maior bacia hidrográfica do Mundo é a Bacia do Amazonas, com mais de 7 milhões de quilómetros quadrados de água, equivalendo a 20% de toda a água doce líquida na Terra.
A quarta maior com 3.140.000 quilómetros quadrados, a bacia do Rio Prata e seus afluentes estão presentes em áreas brasileiras, argentinas, uruguaias, paraguaias e bolivianas.
Enquanto a segunda maior bacia hidrográfica de África tem quase 4 milhões de quilómetros quadrados veja que o Brasil possui mais 10 milhões de quilômetros quadrados de rios e afluentes
Diante desse gigantesco cenário se desenrola um novo patamar. Veja no vídeo
“A agricultura em paisagens aquáticas, como lagos, rios ou mesmo oceanos, apresenta um caminho promissor para essa inovação. Essas fazendas flutuantes podem cultivar uma variedade de culturas, incluindo folhas verdes, ervas e certas frutas, utilizando plataformas especialmente projetadas.”
O Brasil sem dúvidas pode ingressar confiante no cenário de “Explorar fontes alternativas de vegetais e alimentos além da agricultura tradicional baseada na terra é crucial para uma agricultura sustentável.
A agricultura flutuante maximiza o uso de corpos d'água disponíveis, enfrentando o desafio de terras aráveis limitadas.
O ambiente aquático controlado oferece uma oportunidade para experimentar diferentes culturas e técnicas de cultivo, potencialmente produzindo maiores rendimentos e taxas de crescimento mais rápidas.
Além disso, a integração de sistemas aquapônicos ou hidropônicos em fazendas flutuantes permite o manejo eficiente de água e nutrientes.
Isso reduz a pegada hídrica geral e minimiza o escoamento de nutrientes para fontes naturais de água, mitigando as preocupações ambientais associadas à agricultura convencional.
Inovações como estruturas de agricultura vertical em plataformas flutuantes permitem o empilhamento de camadas de culturas, otimizando o espaço e a exposição à luz solar.
Além disso, por estarem mais próximas dos centros urbanos, essas fazendas flutuantes podem reduzir os custos de transporte e fornecer pprodutos frescos de origem local
No geral, a agricultura em paisagens aquáticas é promissora como uma alternativa sustentável para aumentar a produção de alimentos, diversificar as fontes de cultivo e garantir a segurança alimentar para populações em crescimento, ao mesmo tempo em que enfrenta os desafios da escassez de terra.
#innovation #farminginnovation”
Diante de um cenário tão promissor era óbvio que o Brasil, com o Prof. de Economia Fernando Haddad na gestão da qualidade econômica como potencial uma hora teria que abrir seus olhos. Confira:
“Títulos verdes: governo lança forma inédita de financiamento de proteção do meio ambiente
Os ministros Fernando Haddad e Marina Silva e os presidentes da Câmara e do Senado estiveram no evento na Bolsa de Valores de Nova York, nos Estados Unidos”
“Segundo o ministro, a equipe do Tesouro Nacional já apresentou o formato dos títulos verdes brasileiros a mais de 60 fundos internacionais, alguns trilionários, com boa receptividade.”
Governo emitirá títulos verdes na bolsa de Nova York |
No entanto para a nossa grata surpresa já tinha gente enriquecendo as custas das riquezas naturais do Brasil . Veja:
“A preocupação do governo brasileiro com a migração dos investimentos verdes para os Estados Unidos, por conta do pacote ambiental de subsídios lançado pelo governo Biden, vai ser tema da reunião bilateral entre os dois presidentes, na quarta-feira (20), em Nova York.”
E continua,
“A cautela do Brasil é sobre como o pacote verde dos EUA direciona subsídios para quem fizer investimentos sustentáveis em solo americano, o que pode retirar do Brasil recursos e projetos na área.”
Já diz um velho provérbio, em sua casa cada um é rei, mas daí enriquecer às custas das riquezas de outro país isso ocorreu na era colonialismo
O Brasil há muito tempo superou isso: "Em política, o que parece é."
Links de consulta e imagens disponíveis no G1
https://g1.globo.com/economia/noticia/2023/09/18/em-ny-haddad-cita-boa-receptividade-de-investidores-a-titulos-verdes-e-fala-em-neoindustrializar-o-brasil.ghtml
Vídeo e texto em parte compilado é adaptado do perfil https://linkedin.com/in/seema-yadav-211508112
Comentários
Postar um comentário
Obrigada por comentar no meu blog