Deus no Antigo Testamento abandonou a espada e empunhou o prumo, fixando uma nova era. Qual o motivo?
Com a ascensão do Nazismo, por ser de família judia, foge para Istambul, Turquia e lá em 1940, é expatriado perdendo todos seus direitos cidadãos.
Mas você é um sábio da velha escola europeia, na juventude trabalhou numa biblioteca, e de Istambul sem fazer uso de uma, exceto o que tem na cabeça, agarra-se aquilo a que se dedicou uma vida inteira: a literatura.
De lá escreve uma obra monumental, um marco de estudo extraordinário das tradições europeias. Um livro capaz de deixar o leitor com a sensação de ler “todos os livros do mundo”
E faz isso enquanto na sua cidade natal, Berlim, em imensas fogueiras ardiam livros, a civilização europeia tentava destruir-se a si mesma
Isso realmente ocorreu com Erich Samuel Auerbach, e sua obra monumental “MIMESIS A Representação da Realidade na Literatura Ocidental” uma referência absoluta para os estudos literários e literatura comparada. Um ensaio vivo que ajuda a formar muitos pensadores até hoje
Cito isso porque o autor nesse livro conseguiu um novo ajustamento da Bíblia tal como é hoje: uma literatura de alta importância e vigor
Por que isso precisou ocorrer?
Porque até então a alta crítica desviava a atenção da narrativa, poesia e profecias bíblicas da literatura tratando as ideias apenas como registros históricos mais ou menos distorcidos
Questões vastas e novas se abriram, não só a revisão das relações entre o grego e hebraico, mas a revisão de textos antes negligenciados passaram a ser reverenciados e novamente estudados
Neste momento da história cultural houve uma necessidade de tentar a aprender como voltar a ler a Bíblia
Até então estudiosos, cristãos, judeus e seculares não compreendiam como um pequeno corpo de escritos, primeiro em hebraico depois em grego, produzidos numa estreita faixa do litoral leste do Mediterrâneo durante mais ou menos uma dúzia de séculos continuavam a ter tanto alcance como “verdade revelada”, partindo daí o interesse histórico tornou-se obrigatório para entender o processo pelo qual essa literatura emergiu de sua situação histórica original
Reparou na relevância desse propósito tão isolado inicialmente? Chama atenção outro fato:
Embora judeus atualmente compõem somente 0,2% da população mundial o total de 212 judeus e pessoas com a metade ou 3/4 de ascendência judia receberam o Prêmio Nobel
Desde a virada do século (ou seja, a partir do ano de 2000), os judeus receberam 24% de todos os Prêmios Nobel e 26% daqueles nos campos de pesquisa científica (dados do site JInfo.org, link nas referências)
A influência judia na cultura, na ciência, nos costumes e no conhecimento mundial é extraordinária. Esse conhecimento é de grande importância cultural e doutrinária para se compreender os vastos “textos bíblicos”
Por que isso é importante?
Porque o estudo sério da Bíblia para aprender a como lê-la bem, está escrita ao longo da história da cultura ocidental, a falta dessas referências resulta numa leitura equivocada, de má qualidade ou com falsas suposições. A Bíblia não é um livro fácil de se ler
Muitos preferem pensar a Bíblia como uma coleção de livros independentes, reunidos mais ou menos ao acaso. Não é!
Embora os judeus não atribuam muito significado religioso ao Novo Testamento, na realidade a relação entre os dois testamentos - Velho e Novo - são fortes e interessantes nos séculos iniciais da era cristã, e permanecendo até hoje
Em todo caso voltando ao tema do nosso texto, sobre “espada” e “prumo” veja:
Essa profecia foi anunciada pela profetisa Hulda durante o reinado de Manasses 586 a.C
Ainda que Josias, o piedoso e justo neto de Manassés, tenha reinstituído em Jerusalém todas as boas reformas de Ezequias, mas já era tarde.
Deus então leva os babilônios a atacarem Jerusalém, sem Sua ajuda a cidade é arrasada, o Templo é destruído e os sacerdotes, profetas e a corte real são levados para o cativeiro
Em 750 a.C o profeta Amós voltaria a profetizar durante o reinado de Jeroboão, pai de Zacarias. Veja
Os principais temas das profecias de Amós são a justiça social, a onipotência de Deus e o julgamento divino.
Tem mais: o livro de Amós cita claramente o ciclo da água, que só foi descoberto séculos depois (Amos 9:6)
Amós avisa aos israelitas que vão enfrentar a intervenção divina, já que a opressão corre solta em Israel.
O relacionamento entre o povo é articulado para ser um contrato moral.
Se os israelitas cairem abaixo dos requisitos morais de Deus, esse relacionamento certamente será dissolvido.
Avalie até então quantas espadas (morte) foram usadas para preservar a descendência e a herança de Deus.
O conhecimento das revelações, com o uso do prumo tornou-se muito mais eficaz e justo. Taí a sentença divina!
O mais importante de tudo é a exegese poderosa e original de um abade calabrês cuja interpretação das inspirações divinas introduziu uma nova compreensão da história do Ocidente:
“A plenitude da história é a chave de coisas passadas, o conhecimento de coisas futuras, a abertura do que está selado, a descoberta do que está oculto” (Joaquim, Exposition, plenitude historiae f.3r)
A função primordial do prumo é o de verificar se algo está na direção certa, já que verifica por paralelismo a verticalidade das “paredes e colunas”.
Você ja tem o seu “prumo” ?
Imagens disponíveis e retiradas do Google
Sites e links consultados e compilação de textos
http://www.jinfo.org/Nobel_Prizes.html
ALTER, Robert; KERMODE, Frank, Guia Literário da Bíblia, tradução Raul Fiker, Federação Editora da UNESP, 1997
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