Por que a atual inflação não atinge a Bolívia
Getty Images/Malte Mueller
Como a Bolívia escapou da inflação que atinge América Latina
Com paridade cambial
Ao contrário das moedas dos países vizinhos, a moeda da Bolívia tem uma taxa de câmbio fixa estabelecida pelo governo socialista de Evo Morales há mais de dez anos (1 boliviano = US$ 6,96)
E no Brasil?
Desde 1999, o país adota o modelo de câmbio flutuante, a cotação da moeda varia de acordo com a oferta e a demanda do mercado, sem intervenção direta do Banco Central. Com a desvalorização excessiva do real vem a inflação.
E o preço dos alimentos ?
No mundo todo, produtores e consumidores em todo o mundo estão sendo atingidos pelo aumento dos preços dos combustíveis e dos alimentos.
Já os bolivianos não sentiram esse golpe até o momento. Por quê?
Na Bolívia, o preço da gasolina permanece estável em torno de US$ 0,50 por litro e os itens da cesta básica também não sofreram grandes aumentos.
Qual a causa?
Especialistas apontam generosos subsídios governamentais tais como o monopólio estatal que distribui gasolina na Bolívia que absorveu esse impacto
O país conta com mecanismos que ajudam a conter a inflação no setor de alimentos, como a Empresa de Apoio à Produção de Alimentos (Emapa), estatal que presta apoio financeiro aos produtores agrícolas, e o Fundo Rotativo de Segurança Alimentar,
Como isso acontece?
Essas empresas importam alimentos usando recursos públicos e distribui no mercado para manter os preços baixos.
Em uma de suas ações recentes, o Fundo injetou 10 mil toneladas de farinha de trigo no mercado para evitar o aumento do preço do pão.
A Bolívia usa como freio ao aumento de preços os certificados de exportação
Eles são exigidos para todos os produtos vendidos no exterior
Quando o abastecimento na Bolívia do alimento a um preço que as autoridades consideram justo não é garantido, eles negam o certificado de exportação, forçando assim um aumento de oferta no mercado interno que também alivia a inflação
Já o Brasil como fixa o preço dos combustíveis?
Desde 2016, a Petrobras adota o preço de paridade internacional (PPI), o preço do combustíveis varia de acordo com a variação do barril de petróleo no mercado internacional e do câmbio, ou seja tudo mais caro para o consumidor .
Quanto ao preço alimentos qual o controle? Nenhum
O Brasil abandonou desde 2016 – sua política de estoques de alimentos pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), um instrumento que ajudava o controle de preços no mercado interno.
Viu aí como a vida do brasileiro pode ser mais fácil ?
Essa anta do Paulo Guedes deveria aprender economia
Site pesquisado
https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/04/26/como-bolivia-escapou-da-inflacao-que-atinge-america-latina.ghtml
Comentários
Postar um comentário
Obrigada por comentar no meu blog