Servidor público tem supersalários ou privilégios indevidos? #Pec32 da #ReformaAdministrativa
Ultimamente vimos muitos parlamentares entusiastas da PEC/32 chamada de "Pec da Reforma Administrativa" aderirem a hashtag #fimdosprivilegios!
Todos, ludibriados com a falsa idéia "a reforma é voltada para os futuros servidores... não irá atingir direitos dos atuais servidores" afirma #ArturLira, o presidente da Câmara
Lira reafirma que a reforma é voltada para os futuros servidores Fonte:Agência Câmara de Notícias |
Ora, os atuais servidores já foram, poucos dias atrás, os "futuros servidores". O termo "atual" ou "futuro" faz diferença? Precisa dizer mais? Ou devemos desenhar?
Essa hashtag assim como a de #supersalarios vêm invadindo as mídias e redes sociais alavancando com essa injusta pecha a antipatia pública aos servidores estatais
Servidores públicos recebem supersalários ou têm benefícios ou ainda vantagens em excesso?
Essa questão tem permeado governos em todo o mundo. Incontáveis estudos foram realizados sobre o tema. Digite o termo em inglês no Google e vai se surpreender! Todos resultaram em um denominador comum. Quer saber? Vamos lá
Para entender tema tão complexo primeiro precisamos saber o que é "serviço público", um está para o outro assim como o sol esta para dia: um não existe sem o outro
No regime democrático é consenso geral de que certos serviços devem estar disponíveis a todos independente de renda, capacidade física ou inteligência, dessa forma, a medida que a sociedade foi evoluindo junto foi a função pública
É uma atividade intrinsecamente conectada ao Poder Público, aqui marcado pela preponderância do regime do Direito Público que tem por base o interesse público como meta Estatal. Termina no SUJEITO ESTATAL que mira a satisfação do INTERESSE COLETIVO
Sendo assim, serviços públicos são as atividades do Estado que tem por meta a satisfação de necessidades coletivas
Exemplos simples dessas atividades são: a fiscalização; a supremacia do Estado na execução e a prestação de contas resultando na característica basilar de que o serviço público é um BEM PÚBLICO
Exatamente por isso se fundamenta nos princípios basilares: generalidade; continuidade; universalidade; eficiência e; modicidade tarifária.
No Brasil a Lei n.7.783/1989 lista os serviços públicos que considera essenciais
Como são distribuídos os serviços públicos?
O Brasil por adotar o modelo federativo nossa Constituição diz qual ente é responsavel por realizar determinado serviço público, isso a Constituição chama de competência privativa e comuns
✔ Privativas são aquelas que apenas o ente designado pode realizar tal serviço, exemplo a emissão de moeda é competencia exclusiva (privativa) da União já as
✔ Comuns são aquelas atividades que tanto a União, os Estados, Municípios e o DF podem realizar, como é o caso dos serviços de saúde pública, por exemplo
Reparou na divisão? Se é de interesse nacional compete a União, se é regional ou local aos Estados e Municípios, com isso, nossa Constituição salvaguarda a autonomia dos entes federativos
Serviço público se tornou tão essencial para a vida moderna que precisam ser garantidos por razões morais e associadas aos direitos humanos fundamentais como o acesso à água, por exemplo
Exatamente por isso que toda a ação governamental NÃO É ORIENTADA PARA O LUCRO e os seus agentes ou servidores públicos SÃO MOTIVADOS de maneira diferente da atividade privada
➡ Empregos no setor publico e empregos no setor privado são diferentes.
➡ Empregos no setor público tem maior probabilidade de exigir um diploma universitário:
➡ Empregos no setor público "podem envolver resultados que são difíceis de atribuir ao esforço individual específico:
➡ ou difíceis de medir em termos de características-chave, como qualidade
➡ Eles geralmente exigem altos níveis de treinamento e educação.
➡ Eles podem atrair pessoas com vocação para o serviço público que desejam dar algo ao público em geral ou à comunidade através de seu trabalho" diz o estudo da Bender e Heywood, no Reino Unido
Então não podemos apenas olhar para médias gerais determinantes de rendimentos e salários e comparar. Para fazer isso é preciso encontrar empregos comparáveis.
Situação difícil de alcançar uma vez que serviços públicos são únicos e exclusivos prestados pelo ente Estatal
Se utilizarmos salários como determinantes de comparação trabalhadores públicos da educação ganham menos que os do privado e menor ainda é a média de salários dos trabalhadores públicos locais (municipais)
Arregimenta-se multidão de ludibriados - cidadãos e parlamentares - com falsas idéias de comparar o incomparável
Serviço público não tem como meta o lucro. A sua importância para o interesse coletivo não pode ser mensurada como meras despesas orçamentárias a reduzir
Funcionário público realmente tem vantagens demais, trabalha menos e recebe mais do que os funcionários do setor privado?
A questão é importante por razões econômicas e por amplas considerações politicas. Mas jamais poderá ser reduzida ao mero ponto de vista orçamentário como acontece no Brasil com a #Pec32 ou a #PecdaReformaAdministrativa
A conclusao é simples: a redução dos salários, das vantagens, ou a redução das horas de trabalho do setor publico vai fazer com que o Governo seja mais eficente na conversão dos $$$ reais de impostos em serviços públicos? A resposta é um sonoro NÃO
Agora veja as conclusões do Relatório de Emprego e Mão de Obra do #JasonRichwine, Ph.D Pesquisador Sênior da #TheHeritageFoundation
"muitos funcionários, públicos e privados, costumam levar trabalho para casa, faltar aos intervalos para o almoço, deixar passar dias de férias ou ir ao escritório nos fins de semana.
Outros podem chegar atrasados ao escritório regularmente e sair mais cedo.
Pouco dessa variação no horário de trabalho é capturado pelas horas de contrato, o que pode ser injusto para os funcionários que frequentemente trabalham fora do horário de expediente.
Medir o tempo de trabalho usando horas de contrato pode ser especialmente inadequado para professores de escolas, que têm dias de trabalho oficiais mais curtos, mas muitas vezes dão notas ou desenvolvem planos de aula em casa"
Enquanto isso, o que os cidadãos precisam é de garantias do resultado do VOTO DE CONFIANÇA depositado nas urnas, uma vez que o serviço público já é prestado pelo Estado Democrático
Imagens disponíveis no Google
Fontes de consulta
https://www.heritage.org/jobs-and-labor/report/government-employees-work-less-private-sector-employees
https://www.washingtonpost.com/news/volokh-conspiracy/wp/2014/02/07/are-public-sector-employees-overpaid
O trabalho, por si só, é abrangente, envolve toda a classe trabalhadora. Nesse conceito, evidentemente todos trabalham. Já o trabalhador 'empregado' se submete ao contrato. A Pec32 é a degola em massa do que ainda resta desses direitos estabelecidos em contrato no serviço público e privado, como vetos de leis estatutárias ou regidas pela CLT. Na verdade, estamos voltando ao passado, quiça mais sofisticado aos tempos do feudalismo misturado a era industrial. No Brasil, infelizmente, todo esforço getulista está sendo jogado na lata de lixo pelos neoliberais. O país ainda possui riquezas, mas continua sendo espoliado como fora em tempos coloniais.
ResponderExcluirBom artigo.
Muito bem lembrado Juidson a universalidade do trabalho. O texto, infelizmente, concentra no servidor público. A Era getulista é precursora da valorização do empregado. No cenário atual, serviço público descamba para desmoralização, como quer a Pec32 na exclusiva intenção de avultar cargos comissionados
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