O Pequeno Príncipe, a fábula que todo adulto tem o dever de compreender
O Pequeno Príncipe se tornou a obra de maior sucesso de Saint Exupéry vendendo cerca de 140 milhões de cópias no mundo todo o que o torna um dos livros mais vendidos e mais traduzido já publicados. Foi traduzido para 301 idiomas e dialetos.
Publicado pela primeira vez em inglês e francês nos EUA em abril de 1943 e somente na França, após sua libertação do regime nazista já que o livro foi proibido pelo regime de Vichy.
A França sob o domínio nazista com sua República dissolvida, o marechal Philippe Pétain recebeu poderes essencialmente ditatoriais da Assembléia Nacional.
"Em Vichy, Pétain estabeleceu um governo autoritário que reverteu muitas políticas liberais e iniciou uma supervisão rígida da economia.
A mídia foi rigidamente controlada e promoveu o anti-semitismo e, depois de junho de 1941 , o antibolchevismo".
Saint Exupéry morava nos EUA quando publicou o livro, deve ter sido esse o motivo da sua proibição no regime de Vichy
Mas ainda assim, o autor do livro, tem o status de herói na França. Saint Exupéry nasceu em Lyon, numa aristocrática família católica e cuja linhagem remonta a séculos.
Foi um piloto comercial de muito sucesso, trabalhando em rotas de correio aéreo na Europa, África e América do Sul.
Em 1929, foi nomeado diretor da companhia aérea Aeroposta Argentina, morando em Buenos Aires no Edificio Galeria Güemes. Lá, implantou novas rotas aéreas na América do Sul, negociou acordos, bem como trabalhou em missões de buscas de pilotos abatidos.
Seu livro é uma fábula de "várias camadas" estilizada como história infantil com elementos de ironia e paradoxo direcionados aos adultos
O livro começa com uma discussão sobre os adultos e a sua incapacidade de perceber "coisas importantes".
Como teste para determinar se um adulto é tão "iluminado" quanto uma criança, ele lhes mostra uma imagem de uma "cobra que comeu um elefante" e os adultos sempre opinam errado. E por isso, o pequenino aprende que só deve falar de coisas "razoáveis" com os adultos
O principe recusando o desejo de deixá-la no "globo de vidro" pois isso a "protegeria", lamenta não ter entendido "como amar a sua rosa", enquanto estava com ela e deveria ter "ouvido seus atos gentis" em vez de suas "palavras vãs". Por isso chora até uma raposa aparecer
O Príncipe então lhe diz que para vê-lo, basta olhar para estrelas e pensar no seu adorável sorriso, assim vai parecer que todas as estrelas também estão rindo.
Cabe ao leitor decidir se o Príncipe morreu ou voltou para casa
Saint Exupéry morreu numa missão de reconhecimento da Córsega sobre o Mediterrâneo em julho de 1944
Imagens disponíveis no Google
Fontes de pesquisas e textos compilados e adaptados
Os 100 livros do século de Le Monde
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Le_Monde%27s_100_Books_of_the_Century
O Pequeno Príncipe é o Assunto de uma Exposição Principal na Biblioteca Morgan , site FineBooksMagazine.com, 3 de dezembro de 2013. Retirado em 25 de março de 2014.
Ouvindo O Pequeno Príncipe, arquivado em2 de junho de 2013 na Wayback Machine , Paris: Fundação Antoine de Saint-Exupéry. Obtido do site TheLittlePrince.com em 6 de janeiro de 2013.
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Antoine_de_Saint-Exupéry
Comentários
Postar um comentário
Obrigada por comentar no meu blog