A taxa Selic subiu. O que você tem a ver com isso? Descubra
"A reação exagerada do governo - no corte de gastos e limitações das despesas de pessoal - é provável refletir em aumento das taxas de juros, da inflação e mais contração anual do PIB"
Eu disse isso na postagem de 10.03.2021 quando o Congresso Nacional entrava na reta final de aprovação da PEC Emergencial (EC 109/2021), confira:
https://veraluciafonsecabrasilia.blogspot.com/2021/03/a-resposta-do-crescimento-ajuda-fiscal.html
Exatamente 7 dias depois (17.03), o Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu, por unanimidade, elevar a taxa da Selic para 2,75% a.a
E o que isso tem a ver com você?
Para entender, primeiro, precisa saber o que é depósito compulsório:
São depósitos que os bancos são obrigados a manter junto ao Banco Central. Assim o BC consegue controlar a quantidade de dinheiro que circula na economia.
Em outras palavras: se você tem saldo na sua conta bancária o banco também é obrigado a ter saldo no BC para garantir o teu dinheiro. Entendeu?
Aumentando esse percentual obrigatório que os bancos devem manter no BC os bancos são obrigados a retirar dinheiro de circulação.
Daí vale a lei da oferta e da procura: menos dinheiro em circulação mais caro ele se torna refletindo no aumento das taxas de juros
Às vezes esses bancos geram saldo devedor nessa obrigação do depósito compulsorio pagam mais do que recebem, igual você.
O que fazem os bancos para garantir esse saldo devedor e cumprir com a obrigatoriedade?
Simplesmente obrigam-se a tomar financiamentos no mercado interbancario que são as operações de 1 dia, chamado overnight. Essas operações possuem lastro, tem a garatia na dívida pública. Esses títulos são listados e negociados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) com taxas diárias que são divulgadas após o sistema fechar: após os débitos e créditos bancários todos compensados
Mesmo que a variação da taxa seja diária, seus índices são muitos pequenos, pois refletem-se na taxa expressa, na forma anual, para 252 dias úteis o que garante a estabilidade da nossa moeda.
Desde 2014 o BC não alterava essa taxa.
E o que tudo isso tem a ver com você ?
Quando os bancos são obrigados a comprar titulos, ou seja, financiar o saldo devedor dos seus empréstimos compulsórios, eles compram esses títulos públicos federais de um sistema registrados nos computadores do Demab, o Departamento de Operações de Mercado Aberto do Banco Central, cuja sede fica no Rio de Janeiro.
Ou seja, todo o risco final da transação acaba sendo efetivamente assumido pelo governo, pois seus títulos servem de lastro para a operação, e como o prazo é o mais curto possível (apenas um dia), a taxa Selic acaba servindo de referência básica para todas as demais taxas de juros da economia.
Desse forma vai influenciar no financiamento do teu carro ou da casa própria, dos empréstimos, nos juros do cartão de crédito, tudo num efeito cascata. Vai refletir no pobre consumidor, passando pelo comerciante até o setor industrial que precisa do dinheiro bancário.
A inflação consequentemente - igual uma cobra engolindo o próprio rabo - se alimenta disso. Com o dinheiro mais caro, tudo fica mais caro repentinamente!
Pois a fórmula é bem simples: se os bancos tomam títulos a juros menores, faz sentido que ofereçam empréstimos a juros menores para seus correntistas. Se for ao contrário, pontua aí.
E com os ricos, aqueles que tem dinheiro para investir o que acontece?
Só têm a ganhar, veja:
Quando você compra um título de Renda Fixa aqueles indicados no Demab do BC você está emprestando dinheiro ao emissor do papel que pode ser um Banco, uma empresa ou o Governo.
O aumento da Selic eleva a atratividade da renda fixa (garantido) em relação ao mercado de ações que são muitos voláteis.
Em outras palavras: o pobre mais pobre, o rico mais rico. A era da desigualdade impera. Cadê a Liberdade?
Fontes de pesquisas:
https://www.xpi.com.br/investimentos/renda-fixa/
http://www.investpedia.com.br//artigo/O+que+e+Taxa+Selic+e+como+ela+influencia+nossas+vidas.aspx
Sites do BC e da Wikipedia
Comentários
Postar um comentário
Obrigada por comentar no meu blog