O último suspiro do Planeta Terra. Estaremos à mercê de um ponto de ebulição?

Planeta Terra é conhecido na vasta escuridão do Universo como o Planeta Azul

Diante disso qual é o gás mais abundante na Terra?nitrogênio (N2) compõe aproximadamente 78% do ar atmosférico e 21% de Oxigênio. O gás nitrogênio é conhecido pela sua inércia química 


O nitrogênio se apresenta em seu estado natural como um gás incolor e inodoro: tem um ponto de ebulição muito baixo (-195ºC), portando precisa descer a temperaturas minimas para obter a fase líquida.

E do Universo? O elemento químico mais abundante no Universo é o hidrogênio (H). Estima-se que o gás constitui 75% da massa de toda matéria e representa 93% dos átomos do cosmo.

Se é assim por que a Terra reflete esse tom cintilante de azul? Porque quase 70% da superfície do Planeta é água

Qual é a composição da água? Duas doses de hidrogênio e uma de oxigênio 

dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, e cobre 3/4 da superfície do planeta terra 

Qual é o gás que possui maior volatilidade na atmosfera? É o hidrogênio puro.

Atmosfera é o nome dado à fina camada de gases e de aerossóis que envolve a Terra. Ela é a responsável pela visão do nosso planeta como uma esfera de cor azul brilhante quando observado do espaço.

Essa fina camada de ar – com 99% dele preenchendo apenas os 32 km iniciais de altitude, é essencial para a manutenção, tanto da vida quanto dos processos físicos e biológicos que acontecem no planeta.

O que acontece se misturar nitrogênio (mais abundante na Terra) com hidrogênio (mais abundante no Universo)?reação entre os gases nitrogênio e hidrogênio pode produzir gás amônia isso é uma reação de equilíbrio exotérmica, liberando 92.4 kJ/mol de energia.

Caso a atmosfera do Planeta Terra produza um desequilíbrio nessa proporção de gases que a compõem? De um modo bem simplificado veja a diferença da reação exotérmica da endotérmica: 

Aqueça a água e rapidamente vamos conferir essa reação. No entanto, questione sobre o tema do nosso texto, porque esse desequilíbrio atmosférico pode ocorrer? 

Na última COP28 realizada em Dubai, foi firmado um compromisso não vinculativo de triplicar a capacidade renovável em todo o mundo até 2030 assinado por 116 países que se comprometem a triplicar a capacidade de energia renovável em todo o mundo até 2030

Esse compromisso, não têm valor vinculativo, e deve levar em conta «os pontos de partida e as circunstâncias nacionais» das diferentes nações. Em outras palavras, cada um se vira como pode!

O compromisso foi apoiado pelos Emirados Árabes Unidos da COP28 e pelos países do G7 e do G20 a ideia é conter 80% das emissões globais de gases com efeito de estufa.

“Há argumentos muito convincentes a favor das renováveis, porque uma vez instaladas, elas podem produzir energia limpa e local. Então isso te torna independente e eles são mais baratos que os combustíveis fósseis”, afirmou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. 

Veja que esse foi o pontapé inicial para a corrida das “energias limpas”, ditas renováveis. 

Diante disso passamos a acreditar que o gás hidrogênio é a chave para encontrarmos uma fonte de combustível limpa para alimentar o planeta. 


O chamado hidrogênio verde possui nichos de consumo em áreas consideradas difíceis de descarbonizar como: transporte pesado, aviação ou transporte marítimo. 


O governo francês, por exemplo,  autoriza a primeira licença para encontrar reservas de hidrogênio natural. Essa “licença exclusiva de pesquisa de minas de hidrogênio nativo, hélio e substâncias relacionadas» foi concedida por 5 anos e afetará uma área de 225 km2.. 


Pesquisadores franceses procuravam metano, mas encontraram uma enorme reserva de hidrogênio


Sabe onde vai funcionar esse projeto de pesquisa? Nos Pyrénées-Atlantiques, na Bacia de Lorraine, no nordeste de França, a cerca de 3.000 metros de profundidade, diz o anúncio do governo francês. A área é considerada uma das belas do Planeta Terra. Veja 


 

A busca é pelo chamado hidrogênio «branco», um combustível naturalmente presente no subsolo e cujo interesse está crescendo na descarbonização da indústria e dos transportes. Em outras palavras, vão extrair o hidrogênio do subsolo e despejar na atmosfera. 


A BBC em recente postagem divulgou: 

“Descoberta de hidrogênio subterrâneo poderá criar nova 'corrida do ouro' no mundo”. Avalie o impacto dessa notícia no mundo. Quem quiser saber mais tá aqui o link: 

https://www.bbc.com/portuguese/articles/c102l2l693lo


O restante fica por conta da nossa imaginação caso a inércia química do nitrogênio (o gás mais abundante na atmosfera) não venha permanecer devido ao excesso de hidrogênio despejado na atmosfera. O que pode acontecer? 



Pelo visto nosso Planeta pede socorro, afinal a condução de energia térmica nos materiais aumenta à medida que a temperatura aumenta. Assim o inverso da condutividade térmica é a resistividade térmica.

Nesse cabo de guerra entre a condutividade e a resistividade quem vai vencer? O tempo vai dizer  












Imagens disponíveis e retiradas do Google 


Sites e links de pesquisas e compilação de textos 


https://www.leparisien.fr/environnement/climat/cop28-macron-appelle-les-pays-du-g7-a-mettre-fin-au-charbon-avant-2030-01-12-2023-QVVBKYMSZFF7NI2LORD7M4PQZI.php


Le gouvernement français autorise le premier permis de recherche de réserves d’hydrogène naturel - Le Parisien


L’hydrogène naturel, ce nouvel or blanc (et vert) qui pourrait être présent en abondance dans nos sous-solsle 5 décembre 2023


Entre Béarn et Soule, un projet inédit à la recherche d’hydrogène natif - La République des Pyrénées.fr


https://static.mundoeducacao.uol.com.br/mundoeducacao/2019/09/3-macarico.jpg


https://pt.khanacademy.org/science/7-ano/atmosfera-terrestre-7-ano/atmosfera-terrestre/a/atmosfera-terrestre-composicao-e-alteracoes-provocadas-pela-poluicao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Existe vida após a morte? A banalidade da vida cotidiana nos empurra a resposta: Sim? Não?

As novas regras da LDO e os vetos do governo Lula até ao atual cenário político do Brasil. Como tudo isso afeta seu bolso?

Pobres não são nobres! Será que não? A luta de classes no atual Congresso Nacional