Vai começar 2023, qual é a boa?


Vamos adentrar ao ano de 2023 

Reduza as unidades do ano  (2+0+2+3 =7) a único número e encontraremos o 7 

O número SETE é, com certeza, o mais presente em toda filosofia e literatura sagrada desde tempos imemoriais até os nossos dias. 


O número SETE é sagrado, perfeito e poderoso, afirmou Pitágoras, matemático e pai da numerologia. É também considerado um número mágico. É um número místico por excelência. O número da obediência 


Na Cabala o sete é o número da Transformação, é a primeira manifestação do homem para conhecer as coisas do Espírito, as coisas de Deus, a Criação.





Pesquisa pelo número sete realizada na Bíblia na versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel foram encontrados 375 versículos.


O evangelista João utilizou o número 7 inúmeras vezes no Apocalipse que esta povoado de citações significativas com o número sete: 


👉🏻 7 igrejas e 7 cartas até a visão 

      do “Trono de Deus” 

👉🏻 7 estrelas 

👉🏻 7 selos 

👉🏻7 flagelos 

👉🏻 7 trombetas 

👉🏻 7 espíritos 

👉🏻 7 lâmpadas 

👉🏻 7 anjos 

👉🏻 7 olhos 

👉🏻 7 cabeças 

👉🏻 7 trovões 

👉🏻 7 mil homens 

👉🏻 7 últimas pragas 

👉🏻 7 diademas 


O catolicismo eleva a 7 o número dos pecados capitais 


Dessa forma como os sete pecados capitais tratam de uma classificação de condições humanas conhecidas atualmente como vícios, ainda que estes precedam ao surgimento do cristianismo


No entanto mais tarde foram usadas pelo catolicismo com o intuito de educar os seguidores, numa forma a compreender e controlar os instintos básicos do ser humano e assim se aproximar de Deus.


Nome em Latim dos 7 Pecados Capitais 


1 Orgulho, em latim superbia

2 Avareza, em latim avaritia

3 Luxúria, em latim luxuria

4 Inveja, em latim invidia

5 Gula, em latim gula

6 Ira, em latim ira

7 Preguiça, em latim acedia


Com as iniciais destas palavras latinas, formava-se o termo saligia, utilizado como referência aos pecados capitais como um só, qual seja a vazão do mal só precisa de um único canal 

Mas não desistimos afinal 


Para cada um dos 7 pecados, também tem uma virtude oposta a ele, que são:


1 Vaidade – Humildade

2 Avareza – Generosidade

3 Luxúria – Integridade

4 Inveja – Caridade

5 Gula – Moderação

6 Ira – Resiliência

7 Preguiça – Plenitude


O escritor, poeta e político italiano  DANTE ALIGHIERI que viveu entre 1265 e 1321, não estava ligado formalmente à Igreja, no entanto foi ele quem de fato popularizou o conceito. 


Em sua obra-prima, A Divina Comédia, descreveu os diferentes círculos do Inferno e os associou cada um dos sete pecados capitais


Ícone oriental dos nove coros dos anjos 

Na Numerologia, o número 7 representa a perfeição, a perfeita integração entre os mundos físico e espiritual, sendo, portanto, o símbolo do Universo em transformação.


Nos Coros e Ordens angelicais que também são divididos em 3 hierarquias o número 7 pertence ao PRINCIPADOS, estando na 3ª hierarquia junto com a dos Arcanjos e Anjos 


Principados en mosaico del Baptisterio de San Juan (Florencia)


Os "Principados" (em latim: principatus) traduzido como "Princípios" e "Governantes", são os anjos que guiam e protegem nações, ou grupos de povos, e instituições como a Igreja. 


Essa categoria preside os grupos de anjos e os encarregam de cumprir o ministério divino. Há alguns que administram e outros que ajudam.


Os Principados são mostrados usando uma coroa e carregando um cetro. Manifestam o domínio de Deus sobre a Natureza (física em sua qualquer forma )


Diz-se ainda que seu dever é cumprir as ordens dadas pelos anjos da esfera superior e legar bênçãos ao mundo material. (Espírito da Obediência) 


Sua tarefa é supervisionar grupos de pessoas. 


Eles são os educadores e guardiões do reino da terra. 


Dizem que, como seres relacionados ao mundo das ideias germinais, inspiram coisas vivas a muitas coisas, como arte ou ciência.


Enfim, 2023 será o ano do livro aberto  mais uma vez competindo a cada um decidir o que escrever neste “livro”

Conhecemos o ano que finda mas será que poderemos dizer o mesmo desse que se inicia? 








Imagens retiradas e disponíveis no Google

Leia mais em: https://mundoestranho.abril.com.br/religiao/quem-definiu-os-sete-pecados-capitais/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Existe vida após a morte? A banalidade da vida cotidiana nos empurra a resposta: Sim? Não?

As novas regras da LDO e os vetos do governo Lula até ao atual cenário político do Brasil. Como tudo isso afeta seu bolso?

Pobres não são nobres! Será que não? A luta de classes no atual Congresso Nacional