Quando afirma: -Não sou bom em matemática!" Você está errado. Todos somos bons em realizar cálculos

Exatamente, você não leu errado! Se você não se acha bom em matemática, acha que seu cérebro não é motivado para cálculos, você está completamente errado. Veja essa imagem:

Encontre o resultado. Respondeu corretamente o resultado? Muitos, penso eu, não conseguiram!

Sabe por quê? Teu cérebro não volta. Ao usarmos excessivamente a tela do celular nosso cérebro se programa para "seguir adiante, prosseguir, focado em mais informações". Por mais que possamos "voltar a tela", não conseguimos 

Se você voltar vai ver que cada resultado é adicionado da soma do resultado anterior. O resultado correto é 40!

Viu como o cérebro se autoprograma pelo nosso campo de visão? Agora avalie, reflita como o cérebro pode se autoprogramar em vários outros aspectos

Veja essa outra foto: 

Um rapaz com visíveis problemas cognitivos entra em uma das lojas de perfumaria de um grande shopping com essa foto na mão. Dirigindo-se a uma vendedora mostra a foto e diz: 
- Eu quero ter esse cheiro. Igual ao da foto
A vendedora olha e foto e tenta argumentar: 
- Isso é apenas uma foto. Fotos não tem cheiro.
E o rapaz questiona:
- E por que não? 

Captou a diferença?  A vendedora viu apenas uma foto. Já o rapaz viu uma "emoção", uma "sedução"

Assim funciona teu cerebro: possui dois hemisférios. E você pode comandá-lo. Veja como a ciência dividiu as atividades motoras e emocionais por área de comando: 



Tudo funciona no modo harmônico, basta VOCÊ ativar e comandar 

Agora veja um sistema neural em plena atividade. Neurônios cerebrais ativados numa cadeia de energia a agindo como uma corrente ligação: 

Bem interessante não é? Assim é o funcionamento do cérebro e toda essa cadeia de energia quem comanda é VOCÊ! Comande seu cérebro e não permita que a auto programação dele comande VOCÊ! 

Até aqui tudo explicado. Mas o que tudo isso tem a ver com "ser bom ou não em cálculos ou matemática?"

Calma! Vou explicar
Até aqui sabemos que controlar o cérebro permite que você comande o corpo
Pois, nossos pensamentos, percepções e sensações como humanos são resultados de sinais elétricos subconscientes do cérebro. Aprenda uma maneira de afetar esses neurônios 
Lembra da foto? Um viu uma foto, outro já viu uma emoção 

Aí está o segredo: Na matemática programe o cérebro para "ver" os números como contagem, como uma ordenação ou uma medição. E não como uma linguagem. 

Volte a primeira foto: veja o 5 como um "número 1+4" e não como um "cinco"

Uma pesquisa realizada pela professora de educação Matemática da Universidade de Stanford, Estados Unidos, #JoBoaler, autora de nove livros sobre o assunto invalidou a idéia de que muitos estudantes tem sobre o conceito de que alguns nasceram com "cérebro matemático" e outros "não" 

Exatamente, foi comprovado que "nossos cerebros" estão sempre em crescimento, toda vez que aprendemos alguma coisa,  fazemos um "novo caminho" no cérebro ou, "fortalecemos um já existente" 

Na pesquisa a professora Jo "pediu aos participantes para ouviram 72 propostas:

✔ umas de matemáticas complexas, igualmente distribuídas entre álgebra, análise, geometria e topologia,

✔ outras eram 18 declarações não matemáticas, históricas em maioria

✔ Todos tiveram 4 segundos para pensar em cada proposta

✔ Daí determinar se era certa, errada, ou sem sentido

✔ resultado: o cérebro dos especialistas em matemática, deram a resposta correta em 65% dos casos contra 37% para os leigos". 

Até aqui nada anormal, foi como esperado, não é? 

Acontece que as áreas do cérebro ligadas à linguagem e à compreensão foram responsáveis pelas respostas corretas de 2 em cada 3 participantes 

Já as áreas correspondentes aos números, aos cálculos e às representações no espaço foram ativadas apenas no cérebro dos especialistas em matemática

✔ Reparou na diferença de comando?

A pesquisa provou  que "raciocínio matemático de alto nível envolve um conjunto de áreas do cérebro que exclui as zonas cerebrais do hemisfério esquerdo, responsáveis pela ativação da linguagem"

Ou seja, essas zonas cerebrais - não linguísticas - são ativadas quando efetuamos um simples cálculo matemático 

Finalmente para os especialistas o resultado provou "que cálculos matemáticos de alto nível recicla as áreas do cérebro associadas a um conhecimento antigo dos números e do espaço"

A Terra, o planeta que habitamos, semelhante aos nossos cérebros também possui dois hemisférios. Veja:


O planeta Terra usa seus cálculos de tempo e espaço numa sincronia perfeita, sem falhas.  Agora reflita, quantos anos tem o nosso Planeta? Compare as dimensões da Terra com as dimensões dos seus hemisférios cerebrais. Surpresa!  Somos terráqueos 

Cálculos matemáticos, super-cérebros, ativar! Boa sorte nos resultados 

Fontes de pesquisa: 
Fonte : M. Amalric et S. Dehaene, Origins of the brain networks for advanced mathematics in expert mathematicians, PNAS, 11-04-2016.

https://www.superaonline.com.br/noticias/' 
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Existe vida após a morte? A banalidade da vida cotidiana nos empurra a resposta: Sim? Não?

As novas regras da LDO e os vetos do governo Lula até ao atual cenário político do Brasil. Como tudo isso afeta seu bolso?

Pobres não são nobres! Será que não? A luta de classes no atual Congresso Nacional