O direito de resistir! Faz o mundo em que vivemos um lugar melhor


#JohnLocke foi um filósofo britânico, o primeiro a pregar no mundo a idéia de resistência ou de resiliencia

Nunca tivemos tanta necessidade de resistir como agora! Requisitar os fatores da resiliencia humana e emocional é, sem dúvidas, uma questão de sobrevivência agora. Nesse jogo de emoções, que tal jogar comigo? 

Pegue seu joystick, ligue o nosso console, dê um play e vamos jogar a fase. Pro start, eis a estória:

Uma garotinha, inadivertidamente, assistiu um dos muitos vídeos de violência urbana expostos na web. As cenas cruéis de mortes de pessoas inocentes, insuflou sua raiva. Indignada ela dispara: - "pessoas más! Gente ruim merece morrer!" 

O pai ouvindo aquilo, pacientemente agacha-se junto a filha, acaricia seus cabelos, fitando-a nos olhos, adverte: - "os malvados também são pessoas. Não devemos nos deixar dominar pelo ódio. Somos uma sociedade, um grupo de pessoas" E continua calmamente: - "Pessoas que fazem coisas más e ruins nós prendemos e condenamos. Mas nunca nos deixamos contaminar pelo ódio delas"







Percebeu o risco para a infância?  O mundo está assim: 

O grande volume de dados das coisas conectadas desafia a nossa capacidade de capturar, compreender, ver, armazenar e coloca-los para funcionar de acordo com as nossas percepções e conceitos individuais 

Em outras palavras, a criação de dados e informações na web está ultrapassando nossa capacidade de usá-los

A indústria de tecnologia globalmente gera trilhões em valor. E não vai parar! Quem precisa parar, inicialmente, é você! Ache o pause no seu joystick. 

Supere essa fase. Preencha essa lacuna que a web deixa em você. Olha ao seu redor. Fixe no seu ambiente. Respire fundo. Aprecie sua música ou o seu silencio, tanto faz é sua vontade. Foco na sua resistência 

Você sabe exatamente a diferença entre resistência e tolerância? 

Resistir é ato, a qualidade ou o poder de enfrentar as adversidades ou o estresse. É o estado ou o fato de perseverar ou se preservar

Tolerar já é o ato de suportar um sofrimento continuando sob a dor e a angústia sem qualquer resistencia, ou sem ser vencido pelo sofrimento 







Percebeu a diferença?  A decisão é sua: resistir ou tolerar 

Mas tenha sempre em mente: suas percepções baseadas em dados impacta, influencia diretamente todo seu planejamento, seu modo de agir, afetando sua disponibilidade, qualidade e utilização do seu tempo de vida! 

É importante emergir desse caos de dados! O mundo todo agora gira em torno de poucas premissas: mudança climática, calamidades naturais, segurança alimentar e habitação humana, inovações tecnológicas e qualidade de vida (urbana ou rural)

A diversidade de dados disponíveis na web não vai alterar esse cenário mas pode, gradativamente, alterar o seu individualmente. Entendeu a diferença?

Tudo o que circula você na web: não passam de negócios e indústria, que globalmente, despejam zilhões de bits, e agora os qubits  (o bit quântico capaz de analisar 4 pares de informações simultaneamente) na sua percepção e no seu cérebro!

O volume total disso chegar até você é a sua percepção individual quem decide. 

Redes sociais (Facebook, TikTok, Twitter, Instagram e todas outras) te abarrotam de impressões, idéias, opiniões, imagens, fatos alheios, fakenews que NÃO SÃO OS SEUS!

Não somos robôs 





Avalie que cada clique, like, compartilhar, DM, visualizar, responder, retuitar, enviar, publicar nesse labirinto que nada mais é do que quatro pares de 0 e 0, 0 e 1, 1 e 0, 1 e 1 resulta em lucro para os gigantes da Internet

É você que decide qual caminho percorrer para achar a SAÍDA. Não esqueça: quem joga é você, e o joystick está no seu controle, nas suas mãos 

A forma como vai deixar se dominar pela raiva, ou prender, ou condenar aquilo que é injusto, cruel, ou falso na web - exatamente como o pai da nossa estória fez com a sua filhinha - é você que controla. É o seu jogo!

Nossa meta maior como humanos é viver numa sociedade livre e mais justa. 

O meio social nada mais do que a extensão da sua casa! 

Nenhum de nós quer viver em um círculo individual recheado de inverdades ou fakenews de bits. Reflita 

Lembre-se, todos nós temos o direito natural de contestar qualquer injustiça, reclamar de um governo tirano, não  concordar com um governo que viola ou deixa de garantir direitos individuais. Ou ainda: não concordar com as suas decisões 

Nós criamos o governo, e quando não há respeito a vida, à liberdade e aos direitos individuais, nós podemos nos rebelar contra isso. Isso é o direito natural de RESISTIR. Ou tolerar

Tenha em mente: para usar o seu direito, antes, deve ter a sua percepção, não é a dos outros. 

Ou seja, o interesse de um governo é o bem público, não é o individual. 

Agora se informação errada externamente te contamina individualmente, você se deixa dominar pela raiva,  no lugar de "prender e condenar" as pessoas más. Viu a diferença? 

Temos mesmo escolhas? Ou no fim, tudo NÃO passa de um palco para chamar sua atenção 

Essa é a nossa casa! Game Over, somos meros "cordeiros", aproveite a fartura assim:









 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Existe vida após a morte? A banalidade da vida cotidiana nos empurra a resposta: Sim? Não?

As novas regras da LDO e os vetos do governo Lula até ao atual cenário político do Brasil. Como tudo isso afeta seu bolso?

Pobres não são nobres! Será que não? A luta de classes no atual Congresso Nacional