Estou feliz por ser só um fantoche! Posso cortar as "cordas"


Imagine a época, 90 anos depois da crucificação de JesusCristo -  o lider dos cristãos - ou seja quase 2.300 anos atrás, e fosse dado a um humilde pescador cuja profissão era "consertar redes de pescas" visões e flashs da época que estamos , 2300 anos à frente, com toda a sua parafernália e avanços tecnológicos

Como será que ele descreveria essas visões? Veja:

A tempestade de perseguição aos seguidores do Cristianismo manifestava-se com plena fúria! João, um fiel  apóstolo itinerante da época - nos dias de hoje o chamaríamos de "influencer" - foi preso em Éfeso, sob dominio romano, e banido para uma pequena e desabitada ilha no Mar Egeu, a Ilha de Patmos onde acredita-se escreveu o Apocalipse ou Revelação, um livro que "tem tantos mistérios quanto palavras" (Jerónimo, Carta 53.8)

Aprendemos muito mais sobre esse livro partindo de interpretações recentes. Interpretações que podem ser inaceitáveis para alguns. Nada anormal com aqueles que não concordam. O debate prossegue

Veja:

✔"E foi ferida uma terça parte do Sol... (tempestades solares)

Ele abriu o poço e subiu fumaça como de grande fornalha e essa fumaceira escureceu o sol, e o ar... ( plataformas submarinas de extração de petróleo, gases dos efeito estufa, mudanças climáticas )

Da fumaça saíram gafanhotos para a terra e foi-lhes dado poder mas não para causar dano às ervas ou árvores , mas tormentos aos homens...(bactérias e vírus)

✔... tormentos como os de escorpião quando fere os homens... terão ardentes desejo de morrer, mas a morte fugirá deles (Sars-Cov-2 e elevado número de recuperados)

O aspecto dos gafanhotos era como de cavalos preparados para a guerra, na cabeça tinham coroas parecendo de ouro e seus rostos era como rosto de homem tinham cabelos como de mulher e dentes como de leão... (EPIs das equipes de um Centro de Controle de Doenças (CDC) global)

Tinham couraças como de ferro e o barulho que suas asas faziam era como o barulho de carros de muitos cavalos indo para a guerra (as grandes megalópoles, com seus muitos arranhas-céus e poluição sonora)

Tinham cauda como escorpiões e ferrão. Na cauda tinham poder para causar dano (visão de um virus por um microscópico eletronico?)

O número dos exércitos da cavalaria era de 20 mil vezes 10 milhares, eu ouvi (armamentos e artilharias de guerras)

Contemplei os cavalos e seus cavaleiros tinham couraça cor de fogo, de jacinto e de enxofre (exércitos de guerra com as cores oficiais dos seus uniformes e bandeiras)

A cabeça dos cavalos era como de leão e da sua boca saia fogo, fumaça e enxofre e por meio disso que saia da suas bocas matavam os homens pois a força dos cavalos estava na sua boca (aviões supersonicos militares lançadores de mísseis ou antimíssil )

Os que não morriam por esses flagelos não deixaram de adorar seus ídolos de ouro, de prata, de cobre, de pedra e de pau, que não podem ver, nem ouvir, nem andar" (Bolsas de valores e seus pregões)

Todos os tópicos foram compilados do Livro de Apocalipse cap.8-9
Não importa se é o Deus dos cristãos, o Deus de Israel dos judeus, o Maomé de todos os seus seguidores, o Buda dos asiáticos, o Iluminado dos tibetanos, a Shiva dos indianos, e por ai afora o que realmente importa é:  todos somos descendentes de um único ancestral 


Com isso em mente lembramos que a substituição gradual da tradição oral pela escrita é o início da etapa necessária ao estabelecimento do conjunto de regras do cristianismo 


O mais importante, essa substituição aconteceu com quatro pontas: Adão, Noé, Moisés e Cristo. Ou seja, com o passar do tempo o cristianismo se tornou, em grande parte, dependente de um livro com autoridade que sobreviveu a tradição oral


Tais escritos ocorreram em um espaço de 6 mil anos. São conteúdos variáveis à realidade da época em que foram escritos. 


Exatamente por isso, são conteúdos sujeitos à memória humana, descontínua, seletiva e afetada pelas reações do público. Em consequência suas mensagens podem ser corrompidas por falsos pregadores, profetas e intérpretes

Levando em conta essa ordem temporal o Cristianismo que hoje tem 2,2 bilhões de adeptos em todo o mundo tem várias ramificações e divisões. 

Todo esse registro em único livro chamado de Escrituras Sagradas cujos textos ainda que escritos no passado de 6 mil anos atrás evoluem com ideias de correspondências exploráveis cujas interpretações possíveis são inspiradas e relacionadas como partes de um livro único. Somente a versão pública sobrevive

Mas nem por isso devemos deixar de levar em conta a relevância de que se tratam de textos antigos para tempos novos, sempre. 

Devemos também desprezar interpretação tipológica já que apesar do tempo ser fixo o futuro é imprevisível 

Alguns falsos pastores teimam em pregar “quem vive no passado é museu”,  menosprezam que as próprias regras canônicas que dizem “respeitarem”, embora com exacerbado preconceito foram escritas em um passado longínquo


São regras encarceradas na inutilidade de um museu? Jamais! A autoridade dessas regras sobrevive a séculos 

A glória, a majestade, império e soberania antes de todas as eras, e agora,  e por todos os séculos. 
Lembre-se: É tua a decisão!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Existe vida após a morte? A banalidade da vida cotidiana nos empurra a resposta: Sim? Não?

As novas regras da LDO e os vetos do governo Lula até ao atual cenário político do Brasil. Como tudo isso afeta seu bolso?

Pobres não são nobres! Será que não? A luta de classes no atual Congresso Nacional